código do Google analytics Projeto desenvolvido na UNIRIO integra museologia e cultura digital — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Projeto desenvolvido na UNIRIO integra museologia e cultura digital

Projeto desenvolvido na UNIRIO integra museologia e cultura digital

por Comunicação publicado 30/06/2023 12h21, última modificação 04/07/2023 08h20
Museologia Virtual Lab busca abordar temáticas sensíveis e de relevância social

Um projeto que combina laboratório, grupo de pesquisa e desenvolvimento de atividades voltadas à comunidade interna e externa, na junção de ensino, pesquisa e extensão.

Assim a professora Monique Magaldi, da Escola de Museologia, resume o Museologia Virtual Lab, projeto formalizado na UNIRIO no ano passado, sob sua coordenação.

Iniciado em 2018 na Universidade de Brasília (UnB), de onde Monique era docente, o projeto teve continuidade na UNIRIO após a transferência da professora, em 2022, e conta com a participação de novos pesquisadores e estudantes, da Universidade e de outras instituições.

A proposta é estudar as relações entre museologia e ciência da informação e refletir sobre elas,  bem como desenvolver atividades artísticas, culturais e educativas.

“Buscamos pensar a museologia por uma perspectiva filosófica, em transformação. Por isso nos utilizamos das possibilidades virtuais, mas sem deixar de considerar as relações presenciais”, observa Monique.

O site museologiavirtual.org reúne as produções do projeto, como animações educativas realizadas durante a pandemia de Covid-19, que incentivavam o uso de máscaras. Segundo a coordenadora, uma preocupação é abordar temáticas sensíveis e de relevância social, com foco não só na comunidade universitária, mas também na sociedade.

Nesse sentido, já está prevista a realização de uma exposição digital sobre a temática do antirracismo, por meio de parceria firmada com o Instituto Pretos Novos, do Rio de Janeiro.

Visite o Museologia Virtual Lab.