Projeto de extensão promove oficina sobre criação e manutenção de cineclubes
O Cineclube Leila Ribeiro irá promover a oficina Como criar e manter um cineclube: uma introdução. A atividade será ministrada por Geyzon Dantas, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). A oficina acontece na próxima quinta-feira (17), das 18h às 21h, na Biblioteca Central da UNIRIO.
Com carga horária de três horas-aula e vagas limitadas a 20 participantes, a oficina abordará aspectos teóricos e práticos do fazer cineclubista, com o objetivo de incentivar a criação de espaços de exibição e debate de filmes no ambiente universitário e além. A oficina é voltada para estudantes, professores, pesquisadores da UNIRIO e também para o público externo. Os participantes receberão certificado ao final da atividade.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
Sobre o projeto
O Cineclube Leila Ribeiro busca proporcionar um ambiente de debates entre profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, professores, museólogos, estudantes e pesquisadores de pós-graduação. Realizada por meio de encontros mensais, a iniciativa busca fomentar a interlocução interdisciplinar sobre assuntos de interesse da Ciência da Informação e da Memória Social, a partir do compartilhamento da experiência cinematográfica.
Além de potencializar debates, o Cineclube intenciona também valorizar a prática cineclubista, que em 2021 completou 100 anos de existência, desde seu surgimento na França. O projeto faz também homenagem à professora e pesquisadora da UNIRIO Leila Beatriz Ribeiro, cujo trabalho contribuiu para florescer o diálogo entre os estudos informacionais, a memória social e o audiovisual.