código do Google analytics Projeto de extensão promove oficina de percepção musical com crianças — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão promove oficina de percepção musical com crianças

Projeto de extensão promove oficina de percepção musical com crianças

por Comunicação publicado 13/12/2024 17h01, última modificação 09/01/2025 11h54
Atividade aconteceu na última quarta-feira, dia 11, no Instituto Apontar

O projeto de extensão Percepção Musical promoveu na última quarta-feira, dia 11, a oficina Atividades com jogos, construção de instrumentos musicais não convencionais e seu emprego em criações e ações musicais. A ação ocorreu no Instituto Apontar, organização da sociedade civil dedicada a "crianças e adolescentes com traços de altas habilidades/superdotação e baixa renda".

Participaram estudantes do 4º e do 5º anos. As atividades incluíram a realização de jogos sonoros, para explorar a percepção musical, e a confecção de objetos sonoros não convencionais, com a criação de uma sequência rítmica por parte dos próprios alunos.

A docente do Instituto Villa-Lobos (IVL) Adriana Miana de Faria está à frente do projeto de extensão, cujo objetivo é desenvolver a percepção musical com ênfase nos parâmetros sonoros – altura, duração, intensidade e timbre –, possibilitando a tomada de consciência daquilo que se escuta, para o emprego das diversas sonoridades em atividades de imaginação e criação sonora.

As ações ocorrem no IVL e em organizações da sociedade civil. A oficina realizada teve colaboração do estudante Lucas Dantas, aluno do curso de licenciatura em Música da UNIRIO.

Crianças construíram objetos sonoros não convencionais e elaboraram uma sequência rítmica para os instrumentos criados (Foto: Divulgação)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio