Projeto de extensão promove oficina de percepção musical com crianças
O projeto de extensão Percepção Musical promoveu na última quarta-feira, dia 11, a oficina Atividades com jogos, construção de instrumentos musicais não convencionais e seu emprego em criações e ações musicais. A ação ocorreu no Instituto Apontar, organização da sociedade civil dedicada a "crianças e adolescentes com traços de altas habilidades/superdotação e baixa renda".
Participaram estudantes do 4º e do 5º anos. As atividades incluíram a realização de jogos sonoros, para explorar a percepção musical, e a confecção de objetos sonoros não convencionais, com a criação de uma sequência rítmica por parte dos próprios alunos.
A docente do Instituto Villa-Lobos (IVL) Adriana Miana de Faria está à frente do projeto de extensão, cujo objetivo é desenvolver a percepção musical com ênfase nos parâmetros sonoros – altura, duração, intensidade e timbre –, possibilitando a tomada de consciência daquilo que se escuta, para o emprego das diversas sonoridades em atividades de imaginação e criação sonora.
As ações ocorrem no IVL e em organizações da sociedade civil. A oficina realizada teve colaboração do estudante Lucas Dantas, aluno do curso de licenciatura em Música da UNIRIO.