Projeto de extensão da UNIRIO realiza intervenções de pintura corporal
O painel de azulejos Motivos Marinhos, de Cândido Portinari, inspira duas apresentações de pintura corporal na próxima segunda-feira, dia 4, no Palácio Gustavo Capanema. O evento, que começa às 9h, faz parte da pesquisa O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting, do projeto de extensão Núcleo de Criação, idealizado pela artista e professora de Caracterização da Escola de Teatro da UNIRIO, Mona Magalhães.
Formado por alunos e ex-alunos de teatro da Universidade, o projeto realiza a pintura corporal (bodypainting), camuflando o corpo dos artistas no espaço de atuação. Na primeira apresentação, Motivos Marinhos: envolturas corporais no Capanema, a camuflagem será na obra de Portinari, que fica na entrada do Palácio. Durante a pintura, as cores serão alteradas para criar uma oposição cromática em relação ao painel, com o objetivo de manifestar a preocupação com o atual momento político e econômico do Brasil.
Na sequência, e tendo como base a primeira intervenção, é a vez de Por Ti Mariana: Portinari sobre pele, que busca relembrar o desastre ambiental causado pelo rompimento das barragens na cidade mineira de Mariana.
O Palácio Gustavo Capanema fica na Rua da Imprensa, 16,Centro, e a entrada é franca.