Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto de extensão Cinepolítica terá super-herói português e discussão sobre o fascismo

Projeto de extensão Cinepolítica terá super-herói português e discussão sobre o fascismo

por Comunicação — publicado 03/11/2025 17h54, última modificação 03/11/2025 17h54
Sessão conta com participação do diretor da Escola de Serviço Social da UNIRIO

Acontece nesta quarta-feira (05/11), às 18 horas, a segunda sessão do Cinepolítica, projeto de extensão da Escola de Ciência Política da UNIRIO, desde a reabertura do casarão histórico do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP).

Será exibido no casarão o filme português Capitão Falcão, dirigido por João Leitão, paródia que traz um super-herói salazarista que combate a “ameaça vermelha”. A atividade será coordenada por Guilherme Simões Reis, da Escola de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO, e pelo diretor da Escola de Serviço Social da UNIRIO, Bruno José Oliveira. Eles farão a discussão a partir do filme e do texto de apoio, o capítulo “Elementos para uma caracterização teórica do fascismo enquanto regime”, do livro Salazar e os Fascismos, de Fernando Rosas.

Esta é a sexta sessão do Cinepolítica, que desde abril combina a exibição de um filme com um debate entre os presentes, apoiado por um texto indicado para leitura antes da sessão. O projeto é coordenado por Marcia Dias, também professora da Escola de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO.

Cena do filme


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio