código do Google analytics Projeto da UNIRIO sobre diáspora africana no Brasil recebe apoio da Embratur — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Projeto da UNIRIO sobre diáspora africana no Brasil recebe apoio da Embratur

Projeto da UNIRIO sobre diáspora africana no Brasil recebe apoio da Embratur

por Comunicação publicado 16/03/2023 17h44, última modificação 16/03/2023 17h49
Há metas a serem cumpridas até 2027, como a criação dos roteiros turísticos, com pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de plataforma digital

Um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro receberá formalmente apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo” foi concebido em parceria entre a Infotur, a agência de promoção do turismo internacional da Angola e a UNIRIO. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de reunião nesta terça-feira, dia 14, com o presidente da Infotur, Afonso Vita, e o professor da UNIRIO Jair Martins de Miranda.

“O afroturismo é um segmento do turismo que está entre as prioridades da Embratur e promovê-lo vai nos ajudar a construir o Brasil que queremos, estimulando o resgate de nossa história e a valorização da riqueza e da diversidade cultural de raiz africana em nosso país, mas também fortalecendo o afroempreendedorismo, gerando emprego e renda”, destacou Marcelo Freixo. “Estamos criando uma coordenação de afroturismo porque entendemos o potencial que o nosso país tem, e esse projeto “Do Kongo ao Valongo” está em sintonia com os nossos objetivos a curto, médio e longo prazo”, completou.

O projeto tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027, para além da criação dos roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital. Na reunião, Freixo e Vita também acordaram pela formação de um grupo de trabalho para a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as agências.

(Com Embratur)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio