Projeto incentiva empreendedorismo, compartilhamento de conhecimento e inovação na UNIRIO
Dinamizar o empreendedorismo no ambiente universitário. Esse é um dos objetivos do projeto “Estratégia de Empreendedorismo, compartilhamento de conhecimento e inovação da UNIRIO”, recentemente contemplado em edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) com o aporte de R$ 2,4 milhões.
O valor é um dos maiores já levantados pela UNIRIO junto a organismos oficiais de fomento, e permitirá preparar a Universidade para novas formas de interação com a sociedade.
O projeto prevê a montagem de estruturas que poderão ser utilizadas por toda a comunidade da UNIRIO, para prestar serviços e desenvolver projetos em colaboração com governos, empresas, entidades do terceiro setor e comunidades.
Coordenado pela professora Mariza Almeida, da Escola de Engenharia de Produção, a iniciativa reúne uma equipe de 25 professores, dos diversos centros da UNIRIO, que atuam ou têm experiência no campo do empreendedorismo e em matérias correlatas – e que, conjuntamente, assinaram a proposta aprovada pela Faperj. A articulação do projeto foi feita pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
Compartilhamento, incubação e aceleração
Um dos principais componentes do projeto é a criação, renovação e de estruturas de vocação multidisciplinar, que sejam equipadas para abrigar iniciativas de intercâmbio cultural e científico, colaboração tecnológica e inovação. Essas estruturas se tornarão espaços compartilháveis pela comunidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.
Outro componente é a oferta de serviços de apoio a empreendimentos e iniciativas concebidos ou acelerados pela UNIRIO, por seus colaboradores, estudantes ou parceiros, para a prestação de serviços inovadores a segmentos de interesse.
O projeto prevê também a realização de eventos, voltados ao empreendedorismo universitário. A execução contará com o apoio administrativo da Proexc e da Rede de Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.
Empreendedorismo e articulação institucional
As iniciativas desenhadas para emprego da nova infraestrutura e para a chamada de projetos de incubação e aceleração estão alinhadas aos objetivos de empreendedorismo e articulação institucional traçados pela Proexc no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Em trabalho conjunto com as Decanias, foram priorizados quatro ecossistemas nos quais a UNIRIO possui grande representatividade: (1) arte, cultura, entretenimento e turismo; (2) apoio da universidade à educação básica e à educação profissional continuada; (3) melhores práticas na atenção à saúde; e (4) aperfeiçoamento do sistema judiciário, do processo legislativo e da administração pública nos níveis municipal, estadual e federal. Em todas essas áreas, o mote central é a transformação digital e a extensão do acesso a amplos segmentos da sociedade brasileira, independentemente de sua localização física.
Interessados em saber mais sobre o projeto, ou encaminhar sugestões de entidades de fomento ou fundações beneficentes que possam se interessar pelo programa, podem entrar em contato com a Proexc.
(Com informações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura)