Projeto coordenado pela UNIRIO e pela UFRJ busca a preservação da memória escolar
Toda escola tem uma história que lhe dá identidade e cultura próprias e que pode estar relacionada a uma série de fatores, como o contexto e a luta para sua implantação ou sua experiências pedagógicas. Uma história nem sempre conhecida pelos alunos, pelos professores e pela comunidade onde a escola está inserida.
A importância da preservação da memória escolar é o foco do projeto “Sua Escola tem História”, coordenado pela professora Nailda Marinho Costa, da Escola de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, e pela professora Libânia Xavier, da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
O objetivo do projeto é conhecer, resgatar e preservar a história das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Segundo Nailda Marinho, a intenção é "resgatar as memórias, valorizar o processo pedagógico e a história dessas escolas, dos bairros onde se localizam, da cidade, do estado e, às vezes, até a história do país".
A iniciativa, inserida nos esforços pelo aprimoramento técnico dos docentes e da educação, conta com recursos do edital Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, da Faperj. O trabalho busca refletir sobre as transformações da área da educação e tem a parceria de colégios de formação de professores e de escolas da Rede Estadual de Ensino.
Os documentos e materiais históricos referentes às escolas são divulgados e disponibilizados no site https://suaescolatemhistoria.com.br/. Pela UNIRIO, atuam no projeto bolsistas Faperj e de Extensão, dos cursos de História e de Pedagogia.
Confira o vídeo sobre o projeto produzido pela Faperj e divulgado no canal da Fundação no YouTube:
(Com informações da Faperj)