Projeto Conecta UNIRIO lança consultoria Fomento de Tecnologias de Base Científica
O Projeto Estratégia de Empreendedorismo, Compartilhamento de Conhecimento e Inovação (Conecta), da UNIRIO, está com inscrições abertas até o próximo dia 30 para a consultoria Fomento de Tecnologias de Base Científica, voltada para o entendimento do processo de inovação.
A previsão é que sejam selecionados de 15 a 20 grupos que estejam desenvolvendo projeto de pesquisa, extensão ou ensino e que considerem que o mesmo tenha possibilidades de comercialização. Importante que no grupo inscrito existam estudantes (graduação, mestrado ou doutorado), para que possam colaborar com os professores na elaboração dos documentos solicitados pelos consultores.
As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. No dia 1º de novembro serão divulgados os grupos selecionados e, de 2 a 4 de novembro, será realizada uma primeira reunião com os consultores.
As informações coletadas são confidenciais, não serão divulgadas e servirão apenas para seleção dos grupos a serem atendidos, caso a demanda seja superior a 20 grupos. A consultoria será realizada entre novembro de 2022 e março de 2023.
Sobre a consultoria
A consultoria será constituída de três módulos realizados em formato on-line:
1. Assessoria para o desenvolvimento de Business Cases de suas tecnologias.
Visa à formação dos grupos selecionados que trabalharão no processo de inovação com base em ciência, detalhando e instruindo o processo de levar a pesquisa científica da bancada do laboratório para o mercado, por meio do desenvolvimento de Business Cases. A partir dos Business Cases desenvolvidos pelos grupos na etapa anterior, serão realizadas mentorias coletivas, rodadas de feedbacks e, caso necessário, conexão com especialistas de mercado, a fim de proporcionar uma maior assertividade dos documentos elaborados.
Tempo: 6 semanas (entre novembro e dezembro, até o início do recesso).
2. Assessoria de avaliação de projetos baseada na metodologia Technology Readness Level (TRL) e Technology Readness Assessment (TRA) utilizadas por agências de fomento e investidores para análise de projetos de inovação.
A equipe selecionada para atuar com o processo de avaliação de tecnologias será entrevistada, a fim de obter as principais necessidades, dúvidas e desafios a respeito deste processo. A partir dessas entrevistas será elaborado um plano de desenvolvimento da equipe para ser trabalhado ao longo da assessoria. A partir do plano elaborado, os consultores realizarão reuniões com a equipe selecionada para desenvolver o mesmo. Serão realizadas reuniões coletivas com toda a equipe para desenvolver os temas das metodologias de Technology Readiness Level (TRL) e Technology Readiness Assessment (TRA). Dessa forma, os grupos desenvolverão um processo de avaliação de tecnologias, definindo requisitos e critérios que serão analisados pelos consultores na etapa seguinte.
Tempo: 2 semanas (em janeiro de 2023).
3. Avaliação do Grau de Maturidade Tecnológica para construção de pareceres técnicos sobre maturidade e potencial das tecnologias.
Será adicionado um especialista técnico no tema à equipe de consultores para determinar em conjunto com o grupo selecionado quais questões sobre cada tecnologia deverão ser aprofundadas: requisitos, atributos e indicadores de resultado que a companhia deseja avaliar. Essas definições serão avaliadas pelos consultores, estruturado o escopo e validado para seguir com as tecnologias. Os grupos selecionados serão entrevistados e as tecnologias apontadas avaliadas sob aspectos de fundamentação técnica, avaliação da maturidade tecnológica sobre a régua geral do método do Technology Readiness Level e competências dos grupos em avançar no desenvolvimento. Será elaborado um parecer sobre o estágio da tecnologia, capacidade do grupo em seguir com o projeto, modelos de parceria e potencial de obtenção de resultado na matriz dos consultores. As informações serão compiladas e disponibilizadas de maneira personalizada.
Tempo: 6 semanas (entre março e abril de 2023).
Conecta UNIRIO
Apoiado pela Faperj, por meio do edital 24/2021, o projeto visa criar condições para incentivar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento econômico e social com base no conhecimento científico resultante das atividades de extensão e das pesquisas científicas da Universidade. O aporte de R$ 2,4 milhões é um dos maiores já levantados pela UNIRIO junto a organismos oficiais de fomento.
Coordenado pela professora Mariza Almeida, da Escola de Engenharia de Produção, o projeto prevê a montagem de estruturas que poderão ser utilizadas por toda a comunidade da UNIRIO para prestar serviços e desenvolver projetos em colaboração com governos, empresas, entidades do terceiro setor e comunidades. Está prevista ainda a realização de eventos voltados ao empreendedorismo universitário.
A execução contará com o apoio administrativo da Proexc e da Rede de Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas desenhadas para o emprego da nova infraestrutura e para a chamada de projetos de incubação e aceleração estão alinhadas aos objetivos de empreendedorismo e articulação institucional traçados pela Proexc no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).