Programa Jovens Cientistas Cariocas recebe inscrições
Estimular cientistas a trabalhar para as comunidades locais. De acordo com o instrutor de projetos da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCTI-RJ) e aluno da UNIRIO, Maycon Carreira, esse é o intuito da iniciativa Jovens Cientistas Cariocas, que está com inscrições abertas para sua segunda edição. A oferta é de 100 bolsas no valor de R$800 mensais, para fomentar ideias inovadoras de estudantes universitários. Confira o edital.
A iniciativa é uma parceria da SMCTI-RJ com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), para apoiar pesquisas com aplicabilidade prática nos territórios das 12 Naves do Conhecimento espalhadas pela cidade. Com isso, os universitários terão a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para desafios urbanos, sociais e tecnológicos.
As atividades devem ocorrer em uma das seguintes localidades: Campo Grande, Engenhão, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Pavuna, Penha, Realengo, Santa Cruz, Vila Aliança e Triagem.
Graduado em Gestão de Tecnologia e discente do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNIRIO, Maycon Carreira trabalha na Nave do Conhecimento do Engenhão, onde irá orientar pessoalmente os universitários que forem selecionados para atuar na região. “Embora seja um polo de tecnologia, o Rio de Janeiro ‘exporta’ muita gente, que emigra para desenvolver pesquisas em outros países”, aponta, completando: “Queremos fazer com que os cientistas fiquem aqui e beneficiem a nossa sociedade”.
As 100 vagas serão distribuídas em duas modalidades: iniciantes científicos (91 vagas) e monitores (9 vagas, exclusivas para participantes da primeira edição do programa). As atividades irão ocorrer de maio a novembro de 2025, totalizando 124 horas de aprendizado, divididas nos ciclos básico, temático, de prototipação e de experimentação.
Para participar, é preciso ser estudante universitário, ter mais de 18 anos, não possuir emprego formal ativo e residir no Rio de Janeiro, preferencialmente próximo a uma das 12 Naves do Conhecimento. Para a modalidade "monitor", é obrigatório ter concluído todas as etapas da edição 2024 e realizar a monitoria na mesma Nave do Conhecimento onde participou anteriormente.
O prazo de inscrições se encerra no dia 24 de março. Interessados devem preencher o formulário on-line disponível na página do Cieds. Outras informações devem ser consultadas no edital.