Programa de Pós-Graduação em História lança prêmio para melhores teses
Para estimular a busca constante pela excelência na pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UNIRIO criou uma premiação voltada aos melhores trabalhos desenvolvidos por seus alunos de doutorado.
O Prêmio Melhores Teses do PPGH reconhecerá, a cada edição, as teses de destaque em cada uma das três linhas de pesquisa do Programa: 1) Instituições, Poder e Ciências, 2) Cultura, Poder e Representações, e 3) Patrimônio, Ensino de História e Historiografia. A premiação conta com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Nesta primeira edição, foram elegíveis os trabalhos defendidos no primeiro quinquênio do curso de doutorado do PPGH, ou seja, entre 01/01/2017 e 31/12/2021.
As teses foram avaliadas por um comitê com membros internos e externos ao PPGH, considerando-se a qualidade da escrita acadêmica, a relevância e originalidade do tema, o diálogo com os debates historiográficos atuais, a coerência metodológica, a consistência teórico-conceitual, a qualidade do tratamento documental, análises e resultados.
De acordo com o comitê, foram apontadas como melhores teses:
- Economia, fiscalidade e comércio: A Alfândega do Rio de Janeiro (ca.1750 - ca.1808), de Helena de Cássia Trindade de Sá
- A "batalha semântica" pela religio publica romana no De Rerum Natura de Lucrécio, de Maria Eichler
- O “artesanato da produção acadêmica”: Histórias, coleções e saberes na trajetória de Heloisa Fénelon, de Crenivaldo Regis Veloso Junior
A sessão de premiação e apresentação dos vencedores do Prêmio Melhores Teses será no dia 5 de setembro, a partir das 18h, no formato remoto. Haverá transmissão pelo canal da Escola de História no YouTube.
Os autores receberão certificado e as teses serão publicadas por editora acadêmica nacional (Editora NAU), com lançamento previsto para 2024.