Guia Telefônico | Perguntas Frequentes | Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional | Emendas Parlamentares e TEDs

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Programa de Iniciação Científica recebe propostas de docentes

Programa de Iniciação Científica recebe propostas de docentes

por Comunicação publicado 07/04/2026 13h52, última modificação 07/04/2026 13h52
Submissões devem ser realizadas até o próximo dia 30

A Diretoria de Pesquisa (DPq) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da UNIRIO abriu inscrições para o Edital DPq 01/2026, referente ao Programa de Iniciação Científica da Universidade. A chamada é destinada a docentes efetivos da instituição e a professores aposentados participantes do PROPAP, interessados em solicitar bolsas de iniciação científica.

As bolsas serão concedidas pelo período de 12 meses, de setembro de 2026 a agosto de 2027, admitindo-se recondução, a pedido do docente responsável. O valor será de R$700 mensais.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio da página do sistema eletrônico de bolsas, com acesso realizado mediante CPF e senha do Portal do Professor. No momento da inscrição, o docente deverá preencher seus dados pessoais, funcionais e acadêmicos, indicar os projetos de pesquisa vinculados e informar o quantitativo de bolsas solicitado para cada projeto.

A avaliação das propostas considerará a pontuação do Currículo Lattes, com base na produção acadêmica dos últimos cinco anos (2021 a 2026) e na classificação Qualis da última quadrienal disponível na Plataforma Sucupira/Lattes. Docentes que foram mães nos últimos cinco anos poderão incluir, para fins de pontuação, a produção referente a um período ampliado, de 2019 a 2026. Após a submissão, o sistema enviará automaticamente um e-mail de confirmação ao proponente.

Docentes que ainda não possuem projetos cadastrados deverão realizar previamente o registro no Portal de Pesquisa, uma vez que apenas projetos cadastrados estarão disponíveis no formulário de solicitação de bolsas. Professores com projetos de pesquisa suspensos poderão submeter propostas sem prejuízo na classificação, mas deverão regularizar eventuais pendências para a implementação das bolsas, caso sejam contemplados.

O edital completo está disponível na página da PROPGPI.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio