Programa de extensão Semear promove campanha de arrecadação de ‘banners’
O programa de extensão Semear, coordenado pela professora Roberta Ziolli, do Departamento de Ciências Naturais, deu início a um projeto de reutilização criativa e sustentável de lonas vinílicas (popularmente conhecidas como banners) promovendo campanha de arrecadação de materiais usados.
“A lona pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza”, alerta Roberta. Segundo a professora, como a reciclagem do material é inviável em termos econômicos, o reaproveitamento se apresenta como solução prevista em lei para correta destinação desse tipo de resíduo. Interessados em fazer doações de banners devem entrar em contato pelo e-mail criativosunirio@gmail.com.
Colaboração e sustentabilidade
A proposta do programa Semear é buscar caminhos transformadores que promovam a convivência harmônica entre as pessoas e a natureza, disseminando valores e práticas ambientais para a sustentabilidade e fomentando uma cultura colaborativa e cocriadora.
As atividades desenvolvidas englobam as áreas de meio ambiente, cultura, design, artesanato, moda, decoração, vestuário, economia solidária, alimentação saudável, construções sustentáveis, cidadania, autoconhecimento e sustentabilidade integral.
Outras informações sobre o programa estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC).