Prograd publica edital de monitoria em novo formato
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o edital para 2025 do programa de Monitoria. De acordo com o novo regulamento, a distribuição das bolsas se dará em duas etapas.
A primeira corresponde ao edital recém-lançado, pelo qual os departamentos de ensino receberão as cotas de bolsas para seus componentes curriculares a partir da apresentação de um plano de monitoria. Essa distribuição será realizada por uma comissão nomeada pela Prograd, com representantes dos cinco centros acadêmicos, além de uma representação estudantil da Câmara de Graduação.
Na segunda etapa, prevista para o mês de fevereiro, os estudantes poderão se inscrever diretamente em um novo edital e a seleção será realizada pelos docentes ministrantes dos componentes curriculares contemplados com bolsas.
O novo formato é fruto de um longo processo de construção coletiva iniciado na reunião da Câmara de Graduação do mês de julho. Na ocasião, foi discutida a estrutura de um novo regulamento para o programa, após um levantamento sobre o funcionamento em outras universidades do Estado do Rio de Janeiro. A partir dessa reunião, foi escrita uma proposta, aprovada no Consepe no mês de outubro.
"Acreditamos que essa nova proposta trará um maior equilíbrio na distribuição das bolsas de monitoria e contribuirá bastante com a execução dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. A construção coletiva do plano de monitoria dará aos departamentos de ensino maior autonomia para aproveitamento da atividade de monitoria, além de um olhar mais cuidadoso sobre os processos de ensino e aprendizagem. Pela primeira vez, os estudantes participarão diretamente do edital de seleção, possibilitando a inclusão de ações afirmativas e proporcionando uma maior democratização do acesso às bolsas", afirmou a pró-reitora de Graduação, Luana Aquino.
Mais informações sobre o Programa de Monitoria estão disponíveis na página da Prograd.