Progepe informa sobre inclusão de novas tipologias de processos docentes no SEI
Dando continuidade às atividades de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UNIRIO pelo Arquivo Central, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) informa sobre mudanças no processo de afastamento docente para pós-graduação. A partir do dia 1º de dezembro, solicitações de afastamento para programa de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado no país ou no exterior, e de licença para capacitação de servidores docentes, deverão ser enviadas, exclusivamente, por e-mail, ao Departamento, Escola ou Decania a que o docente esteja vinculado.
O Departamento é o responsável pela solicitação de abertura do processo administrativo, via e-mail, ao respectivo protocolo de referência, conforme modelo de ofício padronizado pela equipe do Arquivo Central e pelo SEI UNIRIO. Após a abertura do processo, a unidade deverá proceder com a instrução processual, ou seja, a inserção dos documentos do interessado, seguindo os trâmites, conforme o fluxo das bases de conhecimento anexas.
Com essa mudança, é importante que os servidores docentes fiquem atentos aos novos procedimentos, para o envio correto da documentação necessária.
Curta e longa duração
Desde setembro de 2023, os processos de afastamento docente de curta duração e os processos de progressão funcional docente já estão em tramitação exclusivamente pelo SEI. Dessa forma, problemas com o login e perfil de usuários internos no SEI da UNIRIO, bem como a necessidade de modelos de ofícios de autuação de processo administrativo do SEI, devem ser remetidos ao e-mail sei@unirio.br.
Dúvidas em relação aos processos de afastamento docente de longo prazo (afastamentos para programas de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado e licença para capacitação) devem ser sanadas com o Setor de Formação Permanente, pelo e-mail progepe.sfp@unirio.br.
Já questões referentes a afastamentos docentes de curta duração (menos de 30 dias) devem ser tratadas com a Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), pelo e-mail progepe.daffp@unirio.br.
Veja abaixo algumas orientações da Progepe, que todos os servidores docentes devem seguir a partir de agora:
· A comunicação dos servidores docentes deve ser feita utilizando sempre o e-mail institucional do próprio servidor (@unirio.br e @uniriotec.br).
· Os documentos necessários para solicitação dos referidos afastamentos ou licença para capacitação (requerimento, declaração, ata departamental, entre outros) devem ser enviados, por e-mail institucional, informando no título a ação requerida (ex.: “Licença para capacitação”) aos Departamentos/Decania. Também devem ser encaminhados, separadamente, em formato PDF/A. Ou seja, todos os documentos em Word devem ser salvos ou exportados em PDF/A. No caso de documentos digitalizados, estes devem ser salvos no modo Pesquisável/OCR.
· Os documentos devem ser assinados eletronicamente pela plataforma ASTEN ou pelo SouGov, preferencialmente. Seguem links de vídeo com o intuito de auxiliar a realização desse tipo de assinatura:
1) Pelo portal Sou Gov: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/assinatura-eletronica.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v7VKeVHBE2s.
2) Pelo Asten: https://plataforma.astenassinatura.com.br/login/UNIRIO.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3Z-7D4p9Zf8&t=37s.
· Os modelos de ofício estão disponíveis na página: https://drive.google.com/drive/folders/1HOY2WSCareWxyvyDgsKiH6hG25A8657k?usp=sharing.
Acesso às bases de conhecimento
Afastamento docente para Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós-Doutorado no País
Afastamento Docente para Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pós-Doutorado no Exterior