Professores e estudante da UNIRIO têm espetáculos de teatro em cartaz
A Peça Sonho, adaptada pela professora da Escola de Teatro e coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, Vanesa Teixeira de Oliveira, baseada no texto do dramaturgo sueco August Strindberg, de 1901, estreia nesta sexta-feira, dia 8, e fica em cartaz até 24 de setembro, na Sede da Cia. dos Atores.
A peça mostra a deusa Agnes, filha do deus Indra, descendo à Terra para entender a vida humana. As apresentações serão às sextas-feiras, às 20h; aos sábados, em duas sessões, às 17h30 e às 20h; e aos domingos, às 19h.
"É como uma espécie de via-crúcis, o calvário de Jesus Cristo, mas desta vez protagonizado por uma deusa, Agnes. Ela descobre que a Terra é o verdadeiro inferno. O casamento, a desigualdade social e econômica, a destruição da natureza, o absurdo da existência. A nossa passagem pelo planeta Terra tem algo de pesadelo para Strindberg”, explica Vanessa, que também dirige a peça juntamente com Larissa Elias.
Além de Vanessa, outros professores da Escola de Teatro participam da montagem. Jane Celeste responde pela preparação vocal, Adriana Milhomem faz o design de luz e Mona Magalhães é a maquiadora. Além disso, Alexandre Fenerich, professor do Instituto Villa-Lobos (IVL), é o autor da trilha sonora original.
Entre 14 e 17 de setembro, o espetáculo musicado Ninas, idealizado pela doutoranda em Artes Cênicas Cyda Moreno, estará em cartaz na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, sempre às 19h. Cyda Moreno atua juntamente com Anna Paula Black, Fábio D’Lélis, Roberta Ribeiro, Tati Christine, a pianista Kathlen Lima e a percussionista Regina Café. O espetáculo traz para o palco a vida da artista negra e ativista pelos direitos civis nos Estados Unidos Nina Simone.
Outro professor da Escola de Teatro da UNIRIO, André Paes Leme, tem espetáculo no Rio de Janeiro. O musical Viva o Povo Brasileiro (De Naê a Dafé), adaptação da obra de João Ubaldo Ribeiro com 30 músicas originais compostas por Chico César, estreou em 25 de agosto e permanece em cartaz até 1º de outubro no Teatro Riachuelo. A apresentação explora o que é o povo brasileiro, enfatizando as questões da ancestralidade, da espiritualidade, força feminina, e da luta contra a escravidão e por justiça social.
Locais:
Sede Cia. dos Atores
Rua Manoel Carneiro, 12, Lapa.
Sala Multiuso do Sesc Copacabana
Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana.
Teatro Riachuelo
Rua do Passeio, 38/40, Centro.