código do Google analytics Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências

Professores e bolsistas do Pibid discutem ações e compartilham experiências

por comunicacao — publicado 19/10/2016 10h55, última modificação 19/10/2016 18h06
Roda de Conversas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência acontece durante esta quarta-feira, 19, dentro da 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA)

Coordenadora do subprojeto de Música apresenta oficina realizada em escola (Foto: Comso)

Teve início na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, a VII Roda de Conversas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A atividade reuniu professores que coordenam subprojetos nas áreas de Ciências, Filosofia, Interdisciplinar, Letras, Música e Pedagogia (presencial e EAD).

No âmbito da UNIRIO, o Programa conta atualmente com 113 estudantes de licenciatura, que desenvolvem ações em 13 escolas. “O foco do Pibid é possibilitar o contato dos licenciandos com o dia a dia das escolas e também promover uma discussão sobre conteúdos e linguagens, sobre outras formas de ver o mundo, que não apenas as dos saberes que configuram o currículo”, destacou Andréa Fetzner, coordenadora do Pibid na Universidade.

No início deste ano, coordenadores e bolsistas foram surpreendidos pela notícia de que haveria o cancelamento de bolsas de iniciação à docência por parte da Capes, responsável pelo fomento. A suspensão não aconteceu, mas afetou negativamente os participantes do Programa. “Sofremos um baque emocional, uma angústia de não saber se o Programa continuaria ao longo do ano. Foi difícil, mas conseguimos dar continuidade às nossas ações”, relatou Lucia Pralon, coordenadora do subprojeto de Pedagogia.

Os 14 bolsistas de Pedagogia envolvidos com o ensino fundamental desenvolvem suas atividades numa escola municipal de Botafogo, atuando em alfabetização escrita e na matemática, além de participarem de reuniões de professores e conselhos de classe. “A escola não é só o conteúdo de sala de aula, a ação do professor é muito maior. Nosso objetivo é que o licenciando se aproprie de todos os fazeres dos professores na escola”, explicou Lucia.

A coordenadora do subprojeto de Música, Lilia Justi, apresentou as ações desenvolvidas em duas escolas, de Botafogo e no Centro, dentro do projeto de extensão Fazer Música na Escola, que promove oficinas de coral, orquestras de flauta e de bandas. Segundo a professora, os licenciandos são orientados a produzir e editar vídeos das atividades. “A produção em vídeo faz com que os bolsistas observem seu trabalho e o dos colegas, o que propicia uma reflexão sobre suas ações e permite que eles relacionem a prática com o embasamento teórico das aulas da licenciatura”.

O esforço do coordenador do subprojeto de Ciências, Daniel Fonseca, é tirar o foco das práticas de ensino e transferir para a aprendizagem. “A questão que nos colocamos é: será que o que estamos fazendo realmente serve para que o aluno aprenda o que queremos?”.

Os bolsistas de Ciências atuam numa escola da Urca, dentro do Forte São João, um espaço privilegiado para o estudo da natureza. Entre as ações estimuladas por Daniel nos licenciandos estão o preparo cuidadoso do plano de aulas e o registro de manifestações dos alunos sobre as aulas e o conteúdo ministrados. “Dessa forma tentamos promover o diálogo entre o que fazemos e o que queremos”, avalia o professor.

Durante a tarde, haverá apresentações dos bolsistas do Programa. A Roda de Conversas do Pibid integra a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece até sexta-feira, dia 21. Confira a programação.