Professores da Escola de Letras lançam livro ‘Avião de Alumínio’ neste sábado, dia 19
Os professores da Escola de Letras Júlia Studart e Manoel Ricardo de Lima lançam neste sábado, dia 19, a obra Avião de Alumínio, poema publicado pela Editora Quelônio e Cabriola. O lançamento acontece às 16h, na Rua Barão de Guaratiba, 178, Glória.
O poema persegue um pequeno avião, quase um "peixe mecânico" entre Moby Dick e o Pavão Misterioso, que começa no deserto do mar e não para de avançar como um "garrancho gráfico" em sobrevoo a "uma cidade queimada de sol".
Através do corpo e dos sentidos abertos da criança, o brinquedo e a ação livre, e do pensamento do artista Eduardo Frota, suas séries imprevistas e imaginação deliberada de objetos extensivos, cada linha do poema arma um contraplano político para o semiárido, desde a desolação das coisas práticas até a aparição de personagens como Antônio Conselheiro e o Padre Ibiapina.
O texto se expande num jogo interrogativo: como criar "forças de existência" em contraponto à ideia afirmativa das "formas de resistência". Feito com acabamento artesanal, costurado à mão, o livro traz desenhos de Mayra Redin, com o projeto gráfico de Sílvia Nastari.