Professores da Escola de História divulgam nota em defesa do Estado Democrático de Direito
Nota pública em defesa do Estado Democrático de Direito
Nós, professores do Departamento de História da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), mostramos profunda indignação e preocupação com a evolução de acontecimentos recentes que ferem os princípios democráticos do Estado de Direito, a exemplo da criminalização da participação em manifestações públicas de conteúdo político e de ações de movimentos sociais organizados.
Repudiamos de forma veemente a violência e truculência policial ocorridas no dia 15 de outubro de 2013 contra manifestantes presentes no ato dos professores no centro da cidade do Rio de Janeiro. Consideramos inaceitáveis os indiciamentos desmedidos ocorridos contra os detidos na noite desse mesmo dia. A incomunicabilidade e a dificuldade de acesso a informações, com a dispersão por diferentes delegacias e/ou complexos penitenciários de manifestantes políticos detidos, são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito.
Afirmamos incondicional apoio a Igor Cavalcante Medina, aluno do Curso de História da UNIRIO, detido na manifestação do Dia dos Professores, encarcerado em casa de custódia de São Gonçalo e posteriormente transferido para o complexo penitenciário de Bangu.
Exigimos a restauração imediata e plena das liberdades públicas e a libertação de todos os presos políticos.
Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2013
Os professores do Departamento de História da UNIRIO