Docente da Escola de Teatro da UNIRIO lança livro em festival internacional
A professora Doris Rollemberg, do Departamento de Cenografia da Escola de Teatro da UNIRIO, lançou seu livro As asas do inventor. Considerações a partir da obra de José Manuel Castanheira no dia 15 de julho, no Festival de Almada, em Portugal.
Publicada pela editora Caleidoscópio, de Lisboa, a obra tem ilustrações do próprio José Manuel Castanheira. Cenógrafo, arquiteto, pintor e professor da Universidade de Lisboa, Castanheira foi o homenageado da edição de 2022 do festival.
Doris Rollemberg revela que encontra nos livros de Castanheira verdadeiras obras da criação cenográfica, autónomas da cena. A partir das obras Desenhar nuvens e O tempo das cerejas, desvenda novas possibilidades para os processos criativos. "A escrita poética do cenógrafo", diz, “surge assim como um diário íntimo, que pode ser visto como autoficção destituída do objetivo concreto da obra para a cena”.
Para quem quiser conhecer a publicação, a Biblioteca Central da UNIRIO já possui alguns exemplares doados pela professora Doris.
Foto: Professora Dóris Rollemberg e José Manuel Castanheira (Postada no Instagram @festivaldealmada)