código do Google analytics Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj

Professora de Enfermagem recebe prêmio da Alerj

por comunicacao — publicado 17/05/2016 14h10, última modificação 17/05/2016 14h10
Eva Maria Costa é coordenadora do programa de extensão Fábrica de Cuidados

Neste 17 de maio, Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, a professora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) Eva Maria Costa recebe o prêmio Anna Ney da Saúde, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia acontece às 18h30, no Palácio Tiradentes.

Doutora em Enfermagem e Biociências pela UNIRIO, Eva é coordenadora do programa de Extensão Fábrica de Cuidados: um espaço para criar modelos e tecnologias de cuidar em saúde. Também integra o Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Enfermagem Fundamental da UNIRIO (NUPEEF) e o comitê editorial da Revista Eletrônica Raízes e Rumos.

A professora atribui o prêmio à sua dedicação ao trabalho. “Tenho amor à minha profissão”, ressalta. Segundo ela, sua carreira é marcada pelo “empenho, compromisso e solidariedade com a enfermagem, e pelo respeito tanto com a clientela quanto os discentes”.

O prêmio

Anna Justina Ferreira Nery é considerada a matriarca da enfermagem no Brasil. Ao ver seus dois filhos serem convocados para a Guerra Civil no Paraguai, em 1865, Anna pediu para seguir com eles, servindo aos soldados como voluntária. Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos em hospitais militares e no front. Assistiu à morte de um de seus filhos na guerra. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade, em 20 de maio de 1880.

O Palácio Tiradentes se localiza na Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro.

registrado em: EEAP