código do Google analytics Professora da Universidade de Michigan encena espetáculo sobre impacto da prisão na estrutura familiar — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professora da Universidade de Michigan encena espetáculo sobre impacto da prisão na estrutura familiar

por comunicacao — publicado 19/05/2016 13h50, última modificação 20/05/2016 07h37
Peça é baseada em depoimentos de prisioneiros, suas famílias e pessoas que trabalham com prisões, além da experiência própria da autora, filha de pai encarcerado

Qual o impacto da prisão na estrutura familiar? A questão é o mote do espetáculo teatral O Visitante atrás das grades (Doin’ Time: Through the Visiting Glass), que a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) promove na próxima quarta-feira, dia 25, às 19h, na Sala Roberto de Cleto. Escrita e interpretada pela professora da Universidade de Michigan (EUA) Ashley Lucas, a peça será apresentada em inglês, espanhol e português, e seguida de debate.

Filha de pai encarcerado por 20 anos, a autora começou a escrever a peça de teatro a partir da realidade, enfrentada por sua família e por tantas outras, de ter alguém que ama privado de liberdade. O texto se baseia em entrevistas realizadas nos estados americanos de Nova York, Texas e Califórnia com prisioneiros, suas famílias e profissionais que trabalham com prisões, além de cartas trocadas com mais de 400 presidiários de diversas partes dos Estados Unidos.

Reunindo o conteúdo das cartas e entrevistas à sua experiência pessoal, Ashley deu vida ao espetáculo em 2004, no papel dela própria. Desde então, a peça foi apresentada dezenas de vezes nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa – e, agora, irá estrear em outras línguas além do inglês, traduzida pelos alunos da Escola de Teatro Kathleen Brauer e Sérgio Kauffmann.

O evento faz parte da visita de um grupo de 18 estudantes da Universidade de Michigan à UNIRIO, acompanhados pela professora Ashley. Entre os dias 17 e 25 de maio, os alunos irão participar de diversas atividades de ensino e extensão promovidas pela Escola de Teatro. Confira a agenda completa da visita.

A Sala Roberto de Cleto se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

registrado em: Teatro