Professora da UNIRIO toma posse no Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino
Nesta quinta-feira, 21 de março, aconteceu a posse dos membros do Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino no Rio de Janeiro. A professora Cleonice Alves de Melo Bento, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UNIRIO, é uma das integrantes do órgão, que vai assessorar a Secretaria da Mulher na promoção de políticas públicas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino.
Foto: Professora Cleonice Bento (ao centro), durante a cerimônia de posse
A assessoria inclui ações que envolvam articulações, promoções e formulações de políticas públicas e diretrizes voltadas ao empreendedorismo e empoderamento feminino. A atuação dos membros do conselho será pelo período de dois anos.
Em sua fala na cerimônia, a pró-reitora enfatizou que a UNIRIO já possui projetos em parceria com o governo do estado na temática de atenção e cuidado às mulheres em situações de vulnerabilidade, e está pronta para contribuir no território da pesquisa e inovação focado em mulheres.
Cleonice destacou que os desafios vão além de garantir mais espaços e apoio ao empreendedorismo feminino. "Necessitamos de políticas públicas que reduzam a silenciosa assimetria que persiste na sociedade atual, a jornada contínua das mulheres como as cuidadoras do lar, funções que exaurem sua vida, sua saúde e sua felicidade como empreendedora. Projetos de pesquisa da UNIRIO têm demonstrado como a carga de estresse, ansiedade e depressão, mais observados nas mulheres, contribui fortemente para menor rendimento, pior qualidade de vida e maior risco de doenças crônicas não transmissíveis”, ressaltou a docente.
Diagnóstico
Na ocasião, foi lançado o Diagnóstico do Empreendedorismo Feminino. Elaborado pela Secretaria Estadual da Mulher, o documento reúne dados sobre mulheres à frente de negócios e mapeia instituições que apoiam o empreendedorismo feminino. Segundo a publicação, o Rio de Janeiro tem 941 mil mulheres comandando um negócio, o que corresponde a 38% dos empreendimentos do estado.