Docente da UNIRIO é agraciada com Medalha Paulo Freire em lançamento de programa de formação de professores da educação infantil
A professora Maria Fernanda Rezende Nunes (à esquerda, na foto ao lado), da Escola de Educação, foi agraciada com a Medalha Paulo Freire no evento de lançamento do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), edição 2025/2026, realizado na última segunda-feira, dia 22, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
A docente é coordenadora adjunta nacional do Pro-LEEI, cujo objetivo é fortalecer a formação de professores da Educação Infantil em todo o país, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Programa foi instituído oficialmente pela Portaria MEC nº 85, de 31 de janeiro de 2025, como continuidade e ampliação da proposta de formação iniciada em 2024, consolidando-se como política pública de caráter nacional.
“Para mim, esse programa foi um sonho e uma aposta, construídos ao longo de muitos anos, no sentido da formulação de uma política de formação de professores da educação infantil. Foi pensado no âmbito da universidade, do meu lugar como professora, fazendo pesquisa e extensão”, comemorou a professora.
Por meio de ações de aperfeiçoamento profissional para professores e demais profissionais da educação infantil, o Pro-LEEI busca qualificar as experiências educativas relacionadas à oralidade, leitura e escrita, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, intelectual, afetivo e estético das crianças.
Histórico
O Programa remonta ao projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, desenvolvido entre 2013 e 2016, com a proposta de formular um curso de formação para professores da educação infantil. A iniciativa foi viabilizada por meio de um convênio entre a UNIRIO, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2024, surgiu a proposta de transformar o curso em uma política pública no âmbito do Ministério da Educação e, este ano, ocorreu a formalização.
No estado do Rio de Janeiro, o Pro-LEEI será executado em todos os 92 municípios, totalizando 280 turmas de formação, distribuídas entre nove polos de ensino. A previsão é atender a 8 mil professores atuantes na pré-escola pública, que trabalhem com crianças de 3 a 5 anos de idade.
“Temos um compromisso com a educação infantil, com a formação humana e integral dos profissionais que estão nas creches e na pré-escola e, também, com as crianças”, ressalta Maria Fernanda, que também atua como coordenadora do Programa no Rio de Janeiro. A docente destaca a colaboração do Departamento de Didática da UNIRIO, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), do Núcleo Institucional de Projetos (Nuinp), da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Reitoria da Universidade, para viabilizar a implementação das ações.
No evento de lançamento, também receberam a medalha as professoras Mônica Correia Baptista, coordenadora nacional do Pro-LEEI, e Maria Carmen Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assista ao vídeo de transmissão do evento.