Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Professora da UNIRIO participa de debate no TRT-RJ no dia 26 de março

Professora da UNIRIO participa de debate no TRT-RJ no dia 26 de março

por Comunicação publicado 21/03/2025 12h04, última modificação 21/03/2025 17h02
O encontro faz parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, realizado em 8 de março, e ao Dia Nacional de Combate ao HTLV-1, celebrado no dia 23 deste mesmo mês

Na próxima quarta-feira (26),  a professora da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO, Marzia Puccioni Sohler, irá participar de um debate promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). O evento será realizado no Centro Cultural do TRT-RJ (Av. Presidente Antônio Carlos, 251, com entrada pela rua da Imprensa), a partir das 13h30. 

O encontro faz parte das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e ao Dia Nacional de Combate ao HTLV-1, celebrado no dia 23 deste mesmo mês. 

Para participar do evento, não é necessário fazer inscrição prévia. 

Pesquisa de impacto sobre o HTLV-1

Dentre as importantes contribuições da docente, destaca-se a coordenação de uma pesquisa na área de Neurologia sobre o HTLV-1 (vírus linfotrópico de células T humanas tipo 1). A infecção pelo HTLV-1 é considerada negligenciada, afetando principalmente populações socioeconomicamente vulneráveis, mulheres e pessoas negras/pardas. Segundo a professora, trata-se de uma doença crônica, para a qual ainda não há vacina, e os investimentos em pesquisa são escassos.

Estima-se que existam entre 5 e 10 milhões de infectados no mundo, sendo o Brasil o país com o maior número absoluto de casos, entre 800 mil e 2,5 milhões, a maioria em situação de vulnerabilidade econômica. O vírus é transmitido por meio do leite materno, transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, agulhas contaminadas e relações sexuais. Ele pode causar mielopatia associada ao HTLV-1, linfomas agressivos e outras condições reumatológicas, dermatológicas e neurológicas.

A pesquisa da professora Marzia inclui atendimento e estudos realizados em parceria com alunos da EMC e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), que oferece testes de triagem para gestantes, ajudando a evitar a transmissão do vírus para os filhos.

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio