Professora da UNIRIO integra projeto vencedor do primeiro lugar em edital nacional de fomento à pesquisa em turismo e hospitalidade
A professora Joice Lavandoski, do Departamento de Turismo e Patrimônio da UNIRIO, integra a equipe vencedora do 1º lugar no edital “Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil”, lançado em parceria entre a Embratur e a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR).
O programa Em Tese busca ampliar a produção de conhecimento qualificado, identificar gargalos e propor soluções científicas para os desafios do setor de turismo no país. Ao todo, o edital recebeu 11 propostas, das quais quatro foram selecionadas. Cada um dos projeto contemplados receberá até R$100 mil em financiamento.
A proposta que conquistou o 1º lugar tem como título “Brasil criativo, com afeto para você – Reconhecimento afetivo de cidades criativas em gastronomia da UNESCO: contribuições teórico-metodológicas para o estudo da imagem de destinos e governança”.
Joice, que também atua como docente colaboradora da Universidade Federal Fluminense (UFF), é vice-coordenadora da equipe. Além dela, integram o grupo as professoras Carla Conceição Lana Fraga, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Christianne Luce Gomes e Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o doutorando Henrique de Oliveira Moreira, da mesma instituição.
O poder da mesa
O projeto abrange quatro cidades brasileiras reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas em Gastronomia: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ). A proposta é investigar como as experiências gastronômicas locais influenciam a imagem internacional desses destinos e fortalecem suas estratégias de governança.
A pesquisa visa gerar indicadores inéditos na área, a partir de uma abordagem interdisciplinar e inovadora, baseada no “neuroturismo” – campo que integra neurociências e turismo –, para compreender o papel desempenhado por afetos e emoções na atratividade dos destinos. A equipe pretende, ainda, elaborar um guia prático de governança para subsidiar a Embratur na formulação de políticas públicas e estratégias de posicionamento internacional do Brasil no turismo criativo.
Para a professora Joice Lavandoski, a conquista representa “um reconhecimento do potencial das pesquisas em turismo e hospitalidade, para contribuir não apenas com a produção científica, mas também com a valorização da gastronomia e da criatividade como diferenciais estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país no cenário global”.
O anúncio dos projetos vencedores foi feito no evento que englobou o XXII Seminário da ANPTUR e o X Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (CLAIT), ocorrido entre 16 e 19 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul.
Saiba mais sobre o programa Em Tese.

Portal de Periódicos









