Professor da UNIRIO publica livro sobre memória política
Na próxima sexta-feira (27), às 14h, o Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO será palco do lançamento do livro A Memória Política na época de seu desaparecimento, de autoria do professor Javier Alejandro Lifschitz. A obra, publicada pela Editorial Mórula, propõe reflexões sobre os usos e apagamentos da memória política nas sociedades contemporâneas, com base em uma perspectiva crítica e interdisciplinar.
O evento será realizado no auditório do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS), localizado na sala 1 da unidade, na Avenida Pasteur, 458, Urca. A atividade contará com uma mesa de debate que reunirá pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.
Participam da mesa o mestre em Memória Social pelo PPGMS e pesquisador da Fiocruz, Caiett Genial, que abordará o tema “Em torno à memória política negra”; Glaucia Peixoto Dunley, psicanalista e professora do Mestrado em Psicanálise e Políticas Públicas da Uerj, que discutirá o tema “Psicanálise e memória política”; e Javier Lifschitz, professor do PPGMS, autor da obra e integrante da linha de pesquisa Memória e Espaço.
O evento é aberto ao público e se propõe como um espaço de diálogo interdisciplinar sobre os desafios da preservação da memória política em contextos de crise, apagamento e resistência.