código do Google analytics Professor da UNIRIO participa da nova edição do livro 'Insetos do Brasil - Diversidade e Taxonomia' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO participa da nova edição do livro 'Insetos do Brasil - Diversidade e Taxonomia'

por Comunicação publicado 03/01/2024 14h09, última modificação 08/01/2024 12h22
Elidiomar Ribeiro, do Instituto de Biociências, assina o capítulo Ephemeroptera, grupo que compreende cerca de quatro mil espécies

Acaba de ser lançada a segunda edição de uma das mais destacadas obras da entomologia brasileira, o livro Insetos do Brasil - Diversidade e Taxonomia, publicado pela Editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O professor Elidiomar Ribeiro, do Instituto de Biociências (Ibio/UNIRIO), assina o capítulo Ephemeroptera, em parceria com Frederico Falcão Salles, ex-aluno da UNIRIO e professor da Universidade Federal de Viçosa.

O texto fornece informações sobre a morfologia, estágios de desenvolvimento, biologia e relações filogênicas e importância dos efemerópteros, insetos conhecidos popularmente como efeméridas, siriruias ou sararás.

O grupo tem distribuição mundial (exceto Antártica, extremo Ártico e pequenas ilhas oceânicas) e compreende aproximadamente quatro mil espécies, das quais pouco mais de 400 são registradas no Brasil.

O livro Insetos do Brasil está disponível no seguinte endereço: https://doi.org/10.61818/56330464.

Capa do livro Insetos do Brasil