Professor da UNIRIO lança livro sobre a Operação Lava Jato
O livro "A política no banco dos réus: a Operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil", lançado pela Autêntica Editora, oferece uma análise institucional, política e midiática da operação desde sua rápida ascensão até seus momentos finais, em 2020.
A obra é mais uma parceria dos professores Fábio Kerche, do Departamento de Estudos Políticos da UNIRIO, e Marjorie Marona, do Departamento de Ciência Política da UFMG, que juntos já organizaram livros, artigos acadêmicos e de opinião.
O lançamento será no dia 25 de maio (quarta-feira), às 18h30, no campus do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), na Rua Voluntários da Pátria, 107, em Botafogo.
Durante dois anos, Fábio Kerche e Marjorie Marona pesquisaram um dos fenômenos políticos mais importantes da última década no Brasil, que alcançou mais de 90% de apoio da opinião pública e gerou heróis e inimigos nacionais.
"O livro é um esforço para entender e analisar o impacto da Operação Lava Jato na política brasileira. O objetivo foi escrever um texto acessível a um público mais amplo, mas sem abrir mão do rigor acadêmico. Os leitores encontrarão uma análise sobre como as instituições do Sistema de Justiça se empoderaram nos últimos anos, detalhes da Operação e de suas decisões polêmicas, além de uma explicação das razões do fim da Lava Jato", comenta Kerche.
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Fábio Kerche é autor de obras como "Virtude e limites: autonomia e atribuições do Ministério Público no Brasil" (EDUSP, 2009), e coorganizador de "Operação Lava-Jato e a democracia brasileira" (Contracorrente, 2018). Marjorie Marona é bacharel em Direito, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de professora do Departamento de Ciência Política da Universidade mineira. Junto com o também cientista político Leonardo Avritzer, Kerche e Marona publicaram "Governo Bolsonaro: retrocesso político e degradação política".