código do Google analytics Livro organizado por docente da UNIRIO discute relações entre linguística aplicada e raça — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Livro organizado por docente da UNIRIO discute relações entre linguística aplicada e raça

por claudia.oliveira — publicado 13/06/2022 12h42, última modificação 20/07/2022 13h26
Professora Glenda Melo, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Performatividade, Raça e Interseccionalidades, é uma das organizadoras. Lançamento e debate com os autores será nesta terça-feira (14), na Casa das Pretas

"Linguística aplicada, raça e interseccionalidade na contemporaneidade (vol. I)” é o título do livro organizado pela Professora Adjunta da UNIRIO Glenda Cristina Valim de Melo e pelo Professor da UFMT Dánie Marcelo Jesus. Com textos de 20 autores, a publicação da Mórula Editorial discute o tema da linguística aplicada e raça.

O lançamento, seguido de debate, será nesta terça-feira, 14 de junho, a partir das 19h, na Casa das Pretas (Rua dos Inválidos, 122, Centro, Rio de Janeiro). Autores de diversos textos do livro participam do debate, entre eles, Aline Azevedo (IFF), Anderson Andrade da Silva Marques (UNIRIO), Hellem Spíndola (Estácio de Sá), Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ), Roberto Borges (CefetRJ), Talita Oliveira (CefetRJ) e Thaís Borges (PUCRJ).

“O racismo e seus desdobramentos nefastos entraram no radar da Linguística Aplicada só recentemente, como acertadamente apontam os organizadores deste livro.  É como se ninguém quisesse abordar a questão abertamente, embora muitos suspeitassem de sua presença dissimulada o tempo todo. Contudo, o fato é que a ideia de raça, junto com os inúmeros mitos e preconceitos que se aglutinaram em torno dela, sempre estiveram presentes nas reflexões sobre a linguagem ao longo de todo esse tempo”, comenta Kanavillil Rajagopalan, Professor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da UNICAMP.

Glenda Cristina Valim de Melo, além de professora na UNIRIO, é pesquisadora CNPq e Jovem Cientista FAPERJ. Ela coordena o Grupo de Estudos sobre Performatividade de Raça e Interseccionalidades (PRINT) da UNIRIO. Sua pesquisa recente está focada na performatividade de raça e interseccionalidades em contexto on/off-line. Dánie Marcelo Jesus é doutor pela PUC-SP; docente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e de Cultura Contemporânea da UFMT; e fez estágio de Pós-doutoramento na USP e na Universidade de Illinois, EUA.

Saiba mais sobre o livro.

Livro de Glenda Melo

registrado em: Ciência na UNIRIO