Encontro internacional na UNIRIO discute a Poética da Síntese Sonora
O projeto de extensão Fábrica de Sons Eletrônicos (FSE) e o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO irão promover, nos dias 4, 5 e 6 de julho, um encontro com o artista sonoro argentino Jorge Chikiar.
O artista abordará a Poética da Síntese Sonora de forma teórica e prática. Os encontros acontecerão na sala Guerra-Peixe, do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO), na Av. Pasteur, 436, fundos, Urca, às 19h.
Os organizadores recomendam que quem quiser participar no último dia, de forma ativa, deverá levar: ferro, solda, suporte, cabos/fios, conectores P10 (guitarra, ou outro tipo, dependendo da entrada/saída da sua interface de áudio), piezos elétricos (microfones de contato), jacarés. Os outros materiais serão providenciados pelo professor. Os interessados também deverão instalar previamente o VCV Rack e criar uma conta.
Saiba mais sobre o conteúdo que será abordado nos encontros
1) Pensamento sintético, como o artista concebe a síntese; termos gerais sobre as estruturas dos sintetizadores; análise tipo-morfológica dos sons sintetizados.
2) Síntese a partir do VCV Rack, completo sintetizador modular para computador que simula um Eurorack.
3) Dispositivos DIY construídos a partir de piezos, molas e pequenos circuitos para controle de voltagem e geração de sons analógicos usados em conjunto com o VCV Rack.
Sobre o artista
Jorge Chikiar (Buenos Aires, 1970) é músico, compositor e artista sonoro. Formou-se no Centro de Estudos Avançados em Música Contemporânea (CEAMC). Fez residência no The Kitchen NY, trabalhando com Laurie Anderson, Philip Glass, Steve Reich, Meredith Monk, Pauline Oliveros, dentre outros artistas. Tem trabalhado com música para cinema e produção no seu estúdio Conceptus Sonorus. É professor na Universidad de las Artes e na Universidad Nacional de Tres de Febrero em Buenos Aires, Argentina.