Pesquisadores da UNIRIO desenvolvem estudo que valida qualidade do trigo nacional
Um estudo desenvolvido por pesquisadores da UNIRIO e da Embrapa atestou que o trigo cultivado no Cerrado Mineiro é de alta qualidade tecnológica, com bom rendimento no campo e na agroindústria, além de características especiais que habilitam seu uso na panificação industrial.
A pesquisa reuniu estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN). As doutorandas Maria Eugênia Araújo Silva Oliveira e Thais de Oliveira Alves conduziram as análises do estudo, sob orientação dos professores Luiz Carlos Gutkoski e Mariana Simões Larraz Ferreira, do PPGAN/UNIRIO, e das pesquisadoras da Embrapa Cristina Yoshie Takeiti, que também é docente do PPGAN, e Martha Zavariz de Miranda.
Entre os resultados, verificou-se que o trigo brasileiro é de alta qualidade perante os padrões internacionais, embora alguns problemas como armazenamento, entre outros, ainda tornam o país altamente dependente da importação do cereal. A expectativa é que a pesquisa incentive ações para geração de novas cultivares adaptadas ao solo nacional e estimule políticas públicas de incentivo à cadeia produtiva.
O estudo foi publicado no Journal of Food Processing and Preservation sob o título: Brazilian Cerrado Wheat: Technological Quality of Genotypes Grown in Tropical Location (“Trigo do Cerrado Brasileiro: qualidade tecnológica dos genótipos cultivados em locais tropicais”, em tradução livre), e contou com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Agência de Notícias Embrapa publicou uma matéria sobre o desenvolvimento da pesquisa e os resultados encontrados. Confira a íntegra do texto.
(Imagem da notícia: João Leonardo Pires/ Portal Embrapa)