Pesquisadoras da UNIRIO conquistam segundo lugar no Prêmio Elisa Frota Pessoa com estudo sobre a história de mulheres na ciência das macroalgas
Quatro integrantes do Laboratório de Biologia e Taxonomia de Algas do Instituto de Biociências (Ibio/UNIRIO) conquistaram o segundo lugar, na categoria Ciências Biológicas, do Prêmio Elisa Frota Pessoa. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 26 de novembro, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O trabalho premiado, intitulado “Mulheres ao mar: seis décadas de contribuições de pesquisadoras brasileiras na construção do conhecimento sobre macroalgas marinhas”, foi elaborado pelas alunas Amanda Cunha de Souza Coração (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical - PPGBIO/UNIRIO), Ana Christina Pires Lannes Vieira (graduada no bacharelado em Ciências Biológicas pela UNIRIO em 2023), Jenifer Santana Carneiro (licenciada em Biologia pela UNIRIO em 2023) e Amanda Mendonça Chyaromont (graduanda em Ciências Ambientais na UNIRIO). O grupo é coordenado pelo professor Joel Campos de Paula, do Departamento de Botânica da UNIRIO.
A pesquisa premiada faz uma retrospectiva histórica das contribuições de mulheres cientistas na área de macroalgas marinhas, valorizando suas trajetórias e legados no campo das ciências biológicas.
O Prêmio Elisa Frota Pessoa é uma iniciativa do Museu do Amanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. A premiação homenageia a memória de Elisa Frota Pessoa, uma das pioneiras da física experimental no Brasil, que deixou um legado expressivo no desenvolvimento da ciência e tecnologia na cidade do Rio de Janeiro.