código do Google analytics Pesquisadora da UNIRIO apresenta Projeto Plastitox em vídeo produzido pela Faperj — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadora da UNIRIO apresenta Projeto Plastitox em vídeo produzido pela Faperj

Pesquisadora da UNIRIO apresenta Projeto Plastitox em vídeo produzido pela Faperj

por Comunicação publicado 11/02/2024 11h58, última modificação 15/02/2024 10h49
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado no dia 11 de fevereiro, republicamos a matéria com a pesquisadora da UNIRIO, Raquel Neves

O Projeto PlastiTox, coordenado pela pesquisadora Raquel Neves (Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos do Instituto de Biociências da UNIRIO), foi criado com o objetivo de mapear a presença de microplásticos no litoral da cidade do Rio de Janeiro.

A pesquisa avalia os efeitos da poluição por plásticos em organismos como mexilhões, ouriços e peixes, bem como nos ambientes aquáticos em que habitam. Segundo  Raquel Neves, em todos os locais pesquisados foram encontrados microplásticos na água e nos organismos aquáticos.   Em pontos como a praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, havia mais incidência de microplásticos do que em praias no interior da Baía de Guanabara, como Flamengo e Botafogo. 

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cerca de 85% dos reseíduos que chegam aos oceanos são plásticos e a expectativa é que esse número triplique até 2030.  Essas contaminações podem impactar negativamente a população humana, uma vez que afetam os serviços ambientais que são fornecidos por sistemas aquáticos. 

Os estudos relacionados à poluição provocada por plásticos valeram à pesquisadora Raquel Neves (UNIRIO) o prêmio Para Mulheres na Ciência, na categoria Ciências da Vida, concedido pelo Grupo L’Oréal Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Bolsista de produtividade do CNPq, a professora Raquel Neves já foi contemplada em diferentes editais da Faperj, entres estes, o programa "Jovem Cientista do Nosso Estado". Em 2023, foi selecionada pelo edital Programa de Apoio à Jovem Cientista Mulher com vínculo em Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa foi destaque em reportagem produzida pelo Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da Faperj. Confira  o vídeo na íntegra. 

Confira também outros destaques da UNIRIO publicados em veículos de mídia impressa, digital e audiovisual .

 

 

Produção do vídeo Projeto PlastiTox: Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica da Faperj

Coordenação: Paul Jürgens 

Pauta e produção: Marcos Patricio 

Reportagem e edição: Jorge Mansur


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio