Pesquisa identifica como processos de tomada de decisão podem contribuir para a imagem de destinos turísticos gastronômicos
Um grupo de pesquisadores, vinculados a universidades brasileiras (UFMG, UFJF e UNIRIO) e portuguesa (Universidade Politécnica de Leiria), com formação interdisciplinar e experiência na área de Turismo, publicou um estudo que fornece contribuições para formuladores de políticas e agentes privados nos setores de turismo, envolvendo criatividade e gastronomia no Brasil e no mundo.
A pesquisa representa um avanço do modelo teórico Analytic Hierarchy Process Image — Unesco Creative Cities Gastronomy, desenvolvido pelo agora doutorando Pablo Henrique de Oliveira Moreira (UFMG) durante o seu mestrado em Turismo (UFF), com a orientação e coorientação das professoras Joice Lavandoski (UNIRIO e UFF) e Carla Fraga (UFJF).
O artigo, publicado na revista internacional Sustainability, se apoia na análise de sensibilidade do método AHP para avaliar a imagem de quatro destinos turísticos brasileiros que integram Cidades Criativas em Gastronomia da Unesco: Belém, Paraty, Belo Horizonte e Florianópolis.
Usando o AHP como metodologia de tomada de decisão, o estudo integra a análise de sensibilidade para avaliar a confiabilidade de seis dimensões no modelo Analytic Hierarchy Process Image - Unesco Creative Cities Gastronomy, introduzindo uma abordagem dinâmica para lidar com as complexidades do planejamento de destinos. As conclusões incentivam uma maior colaboração entre os setores público e privado, usando as descobertas da análise de sensibilidade para desenvolver estratégias específicas que melhorem a competitividade das cidades, ao mesmo tempo que promovem a competição. Esta sinergia pode levar a melhores experiências turísticas e a um desenvolvimento urbano mais sustentável.
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