Pesquisa da UNIRIO conquista primeiro lugar em concurso de teses e dissertações sobre o Estado do Rio de Janeiro
A tese de doutorado “Escolas de Ensino Médio e Oportunidades Educacionais no Município do Rio de Janeiro: uma perspectiva territorial” conquistou o primeiro lugar no segundo Concurso Público para Teses e Dissertações sobre o Estado do Rio de Janeiro. O trabalho, de autoria de Marcelo André de Souza, sob orientação da professora Mônica Dias Peregrino Ferreira, foi defendido em 2024, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIRIO.
A pesquisa estabelece um diálogo inovador entre geografia e educação, com o intuito de analisar as relações entre escola e território. O estudo propõe uma tipificação das escolas de ensino médio propedêutico da rede estadual no município do Rio de Janeiro, considerando a infraestrutura predial e pedagógica dessas instituições.
A partir de dados do Censo Educacional do Inep (2022) e do Censo Populacional do IBGE (2010), o autor desenvolveu uma análise relacional entre a distribuição de 238 escolas e as configurações territoriais do município. Com tabelas, gráficos e mapas, o trabalho examina essas relações a partir de diferentes lentes: a divisão administrativa e pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, a divisão político-administrativa municipal, a concentração da população jovem, os territórios de comunidades e as principais vias de circulação rodoviária, metroviária e ferroviária.
Os resultados revelam distinções entre as unidades escolares e demonstram correspondências entre a distribuição dessas unidades e os contextos territoriais, oferecendo fundamentos para a elaboração, organização e regulação de políticas públicas voltadas à promoção de uma educação equitativa no município do Rio de Janeiro.
Impacto social
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Cleonice Bento, a premiação evidencia o trabalho de excelência conduzido pelo PPGEdu e consagra os pesquisadores da UNIRIO como formadores de recursos humanos qualificados, no âmbito da pós-graduação, para atuar em demandas sociais e impactar as políticas públicas.
“Em consonância com essa missão, a PROPGPI parabeniza tanto a orientadora, professora Mônica Peregrino, quanto o jovem pesquisador, Marcelo André de Souza, pelo reconhecimento do trabalho sobre tema de grande relevância em educação”, salienta. “Aproveitamos para convidar todos os pesquisadores, e seus discentes da pós-graduação, que desenvolvam pesquisas em temas de relevância para o Estado do Rio de Janeiro, a submeter suas dissertações e teses na próxima edição do evento, em 2026”, completa.
O concurso é promovido em parceria entre o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj). A proposta é divulgar o conhecimento acadêmico e estimular a reflexão sobre o processo de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação de cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a promoção da qualidade de vida para todos.
Na edição deste ano, foram premiadas duas teses de doutorado e duas dissertações de mestrado. Outros três trabalhos receberam menção honrosa. Confira o resultado.

Portal de Periódicos









