código do Google analytics Oficina discute processo de reforma curricular dos cursos de Nutrição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Oficina discute processo de reforma curricular dos cursos de Nutrição

Oficina discute processo de reforma curricular dos cursos de Nutrição

por Comunicação publicado 19/06/2023 12h57, última modificação 20/06/2023 21h03
Evento foi realizado no dia 15 de junho, na Escola de Nutrição da UNIRIO

No último dia 15 de junho, a Escola de Nutrição da UNIRIO sediou a "V Oficina de Formação Profissional: Pensando novos rumos", promovida pelo Conselho Regional de Nutricionistas 4a. Região (CRN-4).

O objetivo foi discutir o processo de reforma curricular das Instituições de Ensino Superior e de curricularização da extensão dos cursos de Nutrição. O evento reuniu diretores e coordenadores de cursos e embaixadores do CRN4, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A diretora da Escola de Nutrição, Alessandra Pereira, apresentou detalhes da reforma curricular dos cursos de Nutrição (Integral e Noturno) da UNIRIO. Segundo ela, o processo foi iniciado em 2018 e contou com a colaboração de uma especialista em currículo, professora Maria Luiza Sussekind, da Escola de Educação.

“Todo o processo teve como meta aperfeiçoar a formação do estudante de Nutrição e baseou-se no desenvolvimento por habilidade e competências, como propõem as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Nutrição, conforme pode ser observado na Resolução CNS 704 de 2022. A proposta atual do curso de Nutrição respeitou tanto a DCN em vigor (de 2001) quanto as novas proposições”, resumiu Alessandra.

A nova proposta apresenta os seguintes pontos: 1) Atualização do perfil do egresso conforme demandas atuais da sociedade; 2) Curricularização da extensão; 3) Maior fluidez na matriz curricular; 4) Maior autonomia discente na sua formação (com maior amplitude de disciplinas optativas); 5) Maior equidade das áreas da Nutrição no processo de formação. 

O processo de reforma curricular dos cursos de Nutrição está em fase de finalização.

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio