Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do CCJP será inaugurado no próximo semestre
O Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP) inaugura no próximo semestre o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, que funcionará no espaço anteriormente destinado aos programas de pós-graduação.
O novo Núcleo será o segundo da Universidade e terá como missão impulsionar projetos de inovação e empreendedorismo, apoiar iniciativas de empresas juniores e fortalecer a transformação de projetos acadêmicos — de docentes e discentes — em empreendimentos. Institucionalmente, estará vinculado ao CCJP, mantendo com a Diretoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social (DIT) uma relação de representação e colaboração.
Além de seu papel estratégico para a inovação e o empreendedorismo, o Núcleo também terá relevância direta para o ensino, ao promover metodologias ativas e práticas educacionais contemporâneas. O espaço permitirá que docentes e discentes vivenciem experiências formativas baseadas em aprendizagem por projetos, resolução de problemas reais, prototipagem e experimentação, fortalecendo competências essenciais ao perfil profissional atual.
A proposta é integrar teoria e prática em um ambiente colaborativo, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino, ao estimular autonomia, criatividade, pensamento crítico e capacidade de transformação social — pilares fundamentais de uma educação superior inovadora.
A iniciativa integra o Projeto Empreende UNIRIO, criado e coordenado pela professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Mariza Almeida, com recursos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O projeto está vinculado à DIT, sob direção do professor Thiago Renault, e conta com a participação dos professores Jorge Ávila, Hélio Darwich e Julio Macedo, que assumirá a coordenação do Núcleo.

Portal de Periódicos








