código do Google analytics Núcleo de Gestão do Patrimônio promove evento nesta terça-feira (26) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Gestão do Patrimônio promove evento nesta terça-feira (26)

Núcleo de Gestão do Patrimônio promove evento nesta terça-feira (26)

por Comunicação publicado 25/09/2023 11h44, última modificação 26/09/2023 09h01
“Cultura e Saúde” será o tema do encontro virtual

Cultura e Saúde. Esse é o tema do terceiro encontro do IV Ciclo Patrimônio na Roda, que acontece nesta terça-feira (26), a partir das 15h, em formato remoto.

O foco do evento virtual, promovido pelo Núcleo de Gestão do Patrimônio (Nugep), será direcionado aos equipamentos culturais na promoção do bem-estar. Serão abordados assuntos como políticas públicas em saúde para qualidade de vida; terapia, qualidade de vida e saúde mental e, ainda, a experiência na exposição "Não tenha medo", cuja proposta foi retratar a angústia, a dor e o desalento da pandemia, ressignificados e transformados em arte a partir da produção da artista, enfermeira e professora emérita da UNIRIO, Nébia Maria Almeida de Figueiredo.

A atividade será transmitida pelo https://www.youtube.com/nugepunirio. Para receber o certificado, é necessário preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9H6AZCCzdprxtZt2wT_WLrfL0XyGU9bfSWMxyUfm9DMeczw/viewform 

Participarão do debate:

Priscilla Moret - Mestra em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/Museu de Astronomia (PPGPMUS). Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Bacharela em Museologia pela  UNIRIO. Coordena a Museologia do Museu de Imagens do Inconsciente/ Instituto Municipal Nise da Silveira, desde 2011. Atualmente é coordenadora técnica do Museu de Imagens do Inconsciente/ Instituto Municipal Nise da Silveira.

Fabíola Simoni -  Técnica em Assuntos Educacionais do Ministério da Saúde e atualmente ocupa a Chefia do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS). Formada em Filosofia pela Unicamp (SP) e especialista em Gestão Federal do SUS, Mestranda em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela COC/Fiocruz.

Fernando Porto - Historiador e Enfermeiro. Doutor pela UFRJ, com Pós-doutorado pela USP. Coordenador do PPGENFBIO. Docente da UNIRIO. Vice-presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem.  Líder do grupo de pesquisa Lacuiden.

 A mediação será de Alice Barboza e Paulina Vieira, ambas do Nugep/UNIRIO.

Mais informações podem ser obtidas por meio da página do Núcleo ou em seus perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio