Novo programa irá assessorar equipes de gestão dos cursos de graduação da UNIRIO
Com o objetivo de aperfeiçoar práticas e otimizar rotinas relacionadas aos cursos de graduação da UNIRIO, foi iniciado nesta terça-feira (7/11) um programa de assessoria às equipes de gestão desses cursos, em especial aos técnicos-administrativos que atuam nas secretarias de ensino, coordenadores e diretores de escolas.
Foto: A pró-reitora de Graduação, Luana Aquino, em sua fala durante o encontro com técnicos das secretarias de ensino
A iniciativa partiu da Diretoria de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação (Diprag), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com as diretorias de Avaliação e Informações Institucionais (Dainf) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).
O programa será estruturado a partir da promoção de encontros presenciais e remotos, eventos técnico-científicos, organização de canais de comunicação e criação de conteúdo normativo.
Melhorias e padronização de processos
O primeiro encontro no âmbito do novo programa reuniu técnicos-administrativos que atuam em secretarias de ensino da graduação. Estiveram presentes representantes dos cursos de Biblioteconomia, Direito, Educação, Enfermagem, História (EaD), Medicina, Museologia, Música, Sistemas de Informação e Teatro, além do Instituto de Biociências (Ibio).
Os participantes puderam conversar com integrantes da Diprag, Dainf e DTIC sobre a importância do gerenciamento das informações institucionais relacionadas ao ensino de graduação. O preenchimento correto e a atualização dos dados dos alunos são fundamentais, por exemplo, para a emissão do diploma digital e para o envio de informações ao Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Ministério da Educação.
A pró-reitora de Graduação, Luana Aquino, destacou que a proposta da Prograd, com o novo programa de assessoria, é se aproximar de todos os gestores dos cursos, docentes e técnicos, para implementar melhorias nos sistemas e padronizar os processos internos.
“Essa é uma tentativa de escutar o que vocês têm a dizer, conhecer melhor suas rotinas e ver o que podemos aperfeiçoar, tanto para otimizar nosso trabalho como para atender as missões que vêm de Brasília e que também são urgentes”, destacou Luana.
Trabalho transversal
Durante o encontro, as equipes técnicas da Dainf e da DTIC fizeram apresentações sobre o processo de preenchimento do Censo da Educação Superior e sobre novas funcionalidades do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) para auxiliar no processo de emissão do Diploma Digital. Os técnicos presentes puderam tirar dúvidas e comentar situações práticas relacionadas à inserção de dados nos sistemas da Universidade.
A diretora da Diprag, Simone Borges Paiva Okuzono, ressaltou a importância da articulação entre as diferentes unidades para melhorar a organização dos processos na Universidade.
“Como vimos nesse encontro, necessitamos de dados acadêmicos precisos em diversas situações. Mas não conseguiremos isso se não olharmos para nossos fluxos. Precisamos identificar como as secretarias de cursos organizam suas informações, pois esses fluxos ainda não são uniformes”, comentou.
Nesse sentido, o pró-reitor de Planejamento, Sidney Lucena, salientou o trabalho transversal que tem sido buscado pela nova gestão da UNIRIO: “Parte da solução para a questão dos registros acadêmicos vem pelo aperfeiçoamento dos sistemas, mas outra parte vem da prática, do dia a dia de quem está na ponta, nas secretarias. Por isso, nosso esforço está voltado para essa integração”.