Nova gestão da UNIRIO realiza sua primeira sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
A 439ª Sessão Ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), primeira sob a nova gestão da UNIRIO, aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 2, no Auditório Vera Janacópulos. Na reunião, estiveram em debate questões referentes a processos seletivos, reestruturação curricular e regulamento de cursos, criação de cotas temporárias para suprir ocupação indevida e relatório anual do Programa de Educação Tutorial (PET). Todos os itens foram aprovados por unanimidade. Confira a pauta da sessão.
“Espero corresponder à expectativa de todos e todas para aprofundar, também aqui nesse fórum, as nossas relações democráticas, a nossa construção colaborativa, a nossa prática crítica – não só no sentido de resolver as questões, mas de entender, projetar, inventar o futuro da nossa instituição também aqui no Consepe”, ressaltou o reitor, José da Costa Filho.
A sessão teve início com a votação dos primeiros 30 itens da pauta, divididos em quatro blocos temáticos: prorrogação de validade de concurso público; prorrogação de validade de processo seletivo simplificado de professor substituto; resultado de processo seletivo de professor substituto; e resultado de concurso público para professor efetivo.
Em seguida, os conselheiros deliberaram sobre a reestruturação curricular de diversos cursos de mestrado e doutorado, o regulamento de programas de pós-graduação e a reforma curricular do curso de graduação em Serviço Social. Foi abordada, ainda, a criação da disciplina “Microbiologia Ambiental”, no Departamento de Ciências do Ambiente, do Instituto de Biociências (Ibio).
A criação de cotas temporárias de pretos e pardos para suprir ocupação indevida de vagas no curso de Medicina também foi tema de votação. A demanda surgiu de uma denúncia externa feita em 2018, a respeito de vagas ocupadas antes da existência da Comissão de Heteroverificação, criada naquele ano. Na sessão, foi aprovado o remanejamento de 15 vagas, da ampla concorrência para as cotas, disponibilizadas ao longo de três edições do Sisu, como forma de reparação histórica.
Por fim, os conselheiros deliberaram sobre o relatório anual consolidado das atividades do Programa de Educação Tutorial (PET), exigência do Ministério da Educação a ser cumprida pelos quatro grupos PET da Universidade.
A sessão foi transmitida ao vivo e pode ser assistida na íntegra pelo canal da UNIRIO no YouTube.