Nota do reitor sobre fato ocorrido em sessão remota conjunta dos Conselhos Superiores
O reitor da UNIRIO, Ricardo Silva Cardoso, vem a público manifestar seu veemente repúdio ao fato ocorrido na sessão remota conjunta dos Conselhos Superiores, realizada ontem, dia 29 de julho, e transmitida em tempo real à comunidade de modo a acompanhar o debate democrático e plural e as necessárias e fundamentais deliberações das matérias que se relacionam com o Plano de Atividades Acadêmicas e Administrativas da UNIRIO neste tempo de excepcionalidade, em virtude da pandemia de Covid-19.
Ao fim da sessão, a Professora Titular Dra. Loreine Hermida, pró-reitora de Planejamento, foi verbal e agressivamente atacada com termos de baixo calão, evidenciando a descortesia, a falta de urbanidade e o desrespeito com a capacidade e as limitações individuais da conselheira.
A ofensa não atingiu apenas a professora Loreine Hermida, mas também os membros dos Conselhos Superiores, a comunidade docente, estudantil e de técnicos-administrativos da Universidade.
A conduta ofensiva causou um significativo dano moral à dignidade da pessoa humana e prejuízos à imagem e reputação da Comunidade UNIRIO junto à sociedade local, regional e nacional, que espera de uma instituição pública federal de ensino superior o compartilhamento de princípios morais, como a dignidade, o decoro e o zelo – primados maiores que devem nortear o servidor público.
Comportamentos e atitudes dessa natureza não preservam a honra e a tradição da UNIRIO.