Nota de Solidariedade às Universidades Públicas de Mato Grosso
A UNIRIO manifesta solidariedade às Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso -- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) --, em virtude dos recentes ataques verbais proferidos contra essas instituições.
A defesa da educação pública, gratuita e de qualidade deve ser um compromisso de todos os gestores públicos e também de toda a sociedade. Como ressaltou, em nota, a Andifes, "as universidades federais são reconhecidas pela excelência acadêmica, pela produção científica, pelos serviços de alta qualidade prestados aos cidadãos e pelo compromisso com a inclusão e a formação de qualidade". Assim, o ataque a essas instituições fere o direito da sociedade ao conhecimento, à educação, ao desenvolvimento e, consequentemente, ao futuro.
Reiteramos o repúdio às ofensas que atingem não apenas as instituições do Mato Grosso, mas o conjunto de servidores, estudantes e pesquisadores que, com dedicação, fazem avançar o conhecimento e transformam realidades em todo o país.