Nota de pesar: professora Joselina da Silva
A UNIRIO lamenta o falecimento da professora Joselina da Silva, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que foi velada hoje (19/6) no Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) e enterrada no Cemitério do Caju.
Em comunicado, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UNIRIO disse que "se une aos Movimentos Negros e à comunidade acadêmica em um abraço coletivo pela vida da professora doutora Joselina da Silva". Afirma ainda que ela "foi uma das maiores batalhadoras para que a construção das políticas de ação afirmativa tomassem corpo como lei e fossem incorporadas na academia. Seus trabalhos versam sobre a lei 10.639/2003 e o feminismo negro. Esteve várias vezes em eventos na UNIRIO apoiando e fortalecendo as nossas pautas, em especial como madrinha da Rede Etnoeducadoras".
Joselina da Silva era doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e tinha pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Peru. A Universidade se solidariza com os amigos e familiares.