Nota de pesar - professor Omar da Rosa Santos
A UNIRIO lamenta profundamente o falecimento de Omar da Rosa Santos, professor da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade desde 1966 e professor emérito desde 2012, onde também se graduou em 1964, obteve livre-docência em clínica médica/nefrologia em 1971 e livre-docência em clínica médica em 1983. Em sua enorme contribuição com a UNIRIO, foi ainda chefe do serviço de clínica médica e de nefrologia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) de 1966 a 2010. A Universidade se solidariza com seus muitos amigos e familiares, e em especial com seu filho Omar Lupi da Rosa Santos, também professor da UNIRIO. O velório ocorrerá amanhã, 9/11, domingo, às 11h30, na capela 8 do Cemitério Memorial do Carmo, no Caju.
Omar da Rosa Santos era titular da cadeira 17 da Academia Nacional de Medicina desde 1989 e foi editor associado dos seus anais. Também era membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Academia Brasileira de Médicos Escritores, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, Academia Braslieira de Medicina Militar, Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Associação Brasileira de Assistência ao Câncer, Consórcio Brasileiro de Acreditação, Sociedade Internacional de Nefrologia, Real Academia Nacional de Medicina da Espanha, e foi presidente da Sociedade de Nefrologia do Rio de Janeiro. Muito culto, não se restringindo ao vasto conhecimento médico, era ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras, da Academia Carioca de Letras, da Academia Fides et Ratio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, entre outras.
Completou pós-doutorado na Northwestern University em 1972 e bacharelado em Ciências Jurídicas em 1977. Além do HUGG, teve atuação relevante como médico no Hospital Federal do Andaraí, Hospital Central do Exército, Departamento de Saúde do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário Antônio Pedro, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários, Hospital de Isolamento Francisco de Castro, Maternidade Clara Basbaum, Secretaria de Medicina Social (Inamps), entre outros.

Portal de Periódicos







