Nota de esclarecimento: matéria veiculada na Globo News e compartilhada no portal G1
A Gestão 2023-2027, comprometida com os valores éticos e garantidores da transparência na gestão pública, vem prestar esclarecimentos à comunidade UNIRIO sobre a notícia veiculada, nessa terça-feira (15), na GloboNews, e compartilhada no portal G1, em que dois servidores da Universidade foram mencionados em procedimento apuratório do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre fato ocorrido em 2014.
O trabalho do TCU é central para que qualquer suspeita de irregularidade venha a ser investigada. É efetivamente necessário que a percepção de qualquer indício de mau uso dos recursos públicos seja sucedida pela abertura de investigação. Por outro lado, uma suspeita não pode ser confundida com dolo ou culpa. É importante que o devido processo legal seja respeitado, com o direito de ampla defesa e contraditório. Quando isso não ocorre, o Estado de direito é prejudicado.
O trabalho da imprensa, garantidor das liberdades democráticas, também é fundamental na apuração de acontecimentos que contrariem o interesse público. Por isso mesmo, é grande sua responsabilidade de não criminalizar o investimento público e a educação pública, nem confundir investigação com condenação.
A UNIRIO aguarda os desdobramentos do caso e se coloca, como sempre, à disposição para esclarecimentos não só aos órgãos de controle, mas, principalmente, à comunidade acadêmica.