Nota da Reitoria sobre a extrema violência desta terça-feira (28)
A UNIRIO informa que as atividades presenciais serão retomadas amanhã, 30/10, em todos os campi da Universidade. Manifestamos nosso pesar pelas vítimas dos episódios de extrema violência acontecidos na cidade nos últimos dias, e recomendamos a nossos estudantes e servidores que não se coloquem em risco caso as condições de segurança dos locais onde vivem ainda não estejam restabelecidas.
Expressamos também nossa perplexidade com o tratamento da questão da segurança pública no Rio de Janeiro. Esta operação policial nas comunidades do Complexo da Penha e do Complexo do Alemão, ainda que a quantidade de mortes ocasionadas possa sofrer mudança no caso de novas descobertas e do trabalho da perícia, já alcançou, certamente, o posto de aquela de maior letalidade da história do Brasil, superando em muito os 111 mortos no presídio do Carandiru em 1992.
Entendemos que o enfrentamento à criminalidade deve se dar com inteligência, avançando na cooperação estratégica entre a União, estados e municípios, e não presumindo que haja uma situação de guerra entre o aparato policial e a população pobre de nossas favelas. As noções de cidadania não podem ser relativizadas em função de poder aquisitivo, cor de pele ou endereço residencial.
A UNIRIO segue em defesa dos direitos humanos, se solidariza com os familiares e amigos de todos, entre policiais e moradores, os que faleceram nas ações violentas de ontem, incluída a retaliação pela organização criminosa. Reafirmamos nossa compreensão de que a segurança pública deve se basear no direito, na ampla defesa e no devido processo legal.

Portal de Periódicos








