Nota da Pró-Reitoria de Graduação sobre Chamada Geral de Classificáveis do SISU 2022.2
Sobre os recentes acontecimentos relativos à Chamada Geral de Classificáveis do SISU, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
A manifestação de interesse em participar da referida convocação foi realizada através da Plataforma Limesurvey, como em edições anteriores do SISU. Logo no início da manhã do dia 30 de agosto, inúmeros candidatos registraram dificuldades de acesso à plataforma, e a equipe de suporte de Tecnologia da Informação (TI) entrou em ação para resolver os problemas, restabelecendo o acesso por volta das 11h da manhã.
Ao final do prazo estabelecido para o registro de interesse, foi emitido o relatório onde constavam 429 candidatos inscritos. No dia 31 de agosto, após a divulgação desta lista, dezenas de candidatos entraram em contato com a Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação do Ensino de Graduação (Caeg) alegando terem efetuado a manifestação de interesse mas seus dados não constavam na lista. Muitos inclusive apresentavam prints de tela comprovando que haviam realizado o procedimento corretamente.
No dia 1º de setembro, acionada pela Caeg, a equipe de TI realizou uma devassa no sistema e comprovou que o arquivo gerado pela plataforma Limesurvey estava corrompido, e um número estimado entre 580 e 600 registros havia sido perdido, sem possibilidade de recuperação. Diante do grande número de candidatos prejudicados, maior inclusive do que o de inscritos, a Prograd optou por anular a primeira lista de inscritos e reabrir o prazo para manifestação de interesse, desta vez utilizando outra plataforma eletrônica, visando mitigar o risco de novos problemas.
Lamentamos profundamente os transtornos causados, bem como o atraso no cronograma, mas ressaltamos que, diante da pane ocorrida e do prejuízo acarretado a tantos candidatos, essa era a medida administrativa que se impunha. A Prograd sempre agiu em estrita observação aos princípios que regem à administração pública, de forma a garantir um certame justo e transparente, respeitando a legislação vigente e o interesse público.
Alcides Guarino
Pró-Reitor de Graduação da UNIRIO