UNIRIO promove mesa-redonda sobre ancestralidade e acordo bilateral entre Mbanza Kongo e Cais do Valongo
Visando celebrar os 50 anos de independência de Angola e o mês da consciência negra no Brasil, a UNIRIO irá promover a mesa-redonda Ancestralidade, salvaguarda e acordo bilateral entre Mbanza Kongo e Cais do Valongo. A atividade será on-line e acontece na próxima sexta-feira (28), com início às 9h do Brasil e 13h de Angola. A mesa-redonda será antecedida pelo lançamento do curta-metragem Do Kongo ao Valongo.
O evento visa promover um reencontro entre angolanos e brasileiros para reafirmar os laços históricos, culturais e ancestrais tecidos na longa travessia atlântica entre os dois países. A atividade busca também consolidar a importância histórica de Mbanza Kongo, na Província do Zaire, em Angola, e do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, com a intenção de iniciar as tratativas para a criação de um acordo bilateral de salvaguarda desses dois sítios históricos, já instituídos pela UNESCO como patrimônios mundiais da humanidade.
O evento é uma iniciativa do projeto de pesquisa Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo e da Fundação Cultural Palmares (FCP), por meio da sua representação do Rio de Janeiro. Inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Portal de Periódicos








