Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Minidocumentário ‘Fábrica de Sonhos’ estreia nesta quarta-feira, dia 12

Minidocumentário ‘Fábrica de Sonhos’ estreia nesta quarta-feira, dia 12

por Comunicação publicado 10/11/2025 20h18, última modificação 11/11/2025 19h19
Exibição seguida de bate-papo acontece às 17h, no CLA; produção é do Núcleo de Imagem e Som

Cinco personagens compartilham seus mais profundos desejos: o sonho mágico de Clarice de descobrir os segredos da natureza; o desejo simples de Kath de passar um dia sendo cuidada; a Fábrica de Doces da Sol; o desfile pós-apocalíptico de Raibolt; e o sonho de Giovanna de sentir uma verdadeira sensação de liberdade.

Esse é o enredo do minidocumentário Fábrica de Sonhos, produzido pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS). O filme, gravado ao longo do primeiro semestre deste ano, estreia nesta quarta-feira, dia 12, às 17h, na sala 402 do Centro de Letras e Artes (CLA). Após a exibição, haverá bate-papo com os sonhadores e com a equipe do NIS. O evento é aberto ao público.

O projeto Fábrica de Sonhos teve início após a pandemia de Covid-19. Quando as pessoas voltaram às suas rotinas, a professora, artista e pesquisadora da UNIRIO, Tania Alice, percebeu que os alunos estavam entristecidos e desmotivados, e decidiu criar um grupo de sonhadores com estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de Buda, um cão de suporte emocional. O motor da Fábrica é concretizar, a partir de um trabalho coletivo, os sonhos nunca realizados.

Mesmo sendo “tempos difíceis para sonhadores”, a Fábrica promove performances semanais, em que a imaginação é livre e tudo pode ser desejado. É dessa forma que os sonhos ganham a concretude do movimento, das cores, dos sons e da atuação. Os alunos vão aprendendo que são capazes de realizar os seus sonhos, ao mesmo tempo em que contribuem para a realização dos sonhos dos seus colegas. Durante quatro anos de projeto, mais de 80 alunos realizaram os seus sonhos, mesmo os mais impossíveis.

O CLA se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio